• Aniversários do Mês

    Lista de Idols aniversariantes Veja aqui

  • Fandoms do K-Pop

    Lista de fandoms do K-Pop Veja aqui

  • Dicionário de K-Pop

    Mini-dicionário para Kpopper Iniciantes Veja aqui

  • Lado ruim do K-Pop

    Piores Aspectos do K-Pop Veja aqui

  • Musas do
    K-Pop

    Melhores Corpos femininos do K-Pop Veja aqui

  • TOP Abdômen

    Os Melhores ABS Masculinos do K-Pop Veja aqui

  • Existe Afro-descendentes na Ásia?

    Veja uma lista de celebridades 'Blasians'.

  • Curiosidades: Grupos e Solos

    Veja uma lista de curiosidades de 52 grupos e cantores do K-Pop.

  • A Lavagem Cerebral do K-Pop e outras mídias

    Veja um artigo disertativo sobre alienação de mídias (incluindo o K-Pop).

  • Estrangeiros no K-Pop (Idols que não são coreanos)

    Veja uma lista dos Idols do K-Pop que não são coreanos.

  • Coisas no K-Pop que você precisa se acostumar

    Lista de alguns aspectos que são comuns no K-Pop mas estranhos para os fãs ocidentais.

dezembro 19, 2016

Razões pelas quais o whitewashing deveria acabar

Compartilhe & Comente

Whitewashing é quando fotos são clareadas (photoshopadas) para deixar a pessoa com pele clara ou traços finos (arianos), e não confunda com iluminação, não se trata disso, mas sim de um padrão de beleza. Na Coreia, o padrão de beleza é pele clara, isso é algo cultural, já que antigamente as pessoas de pele escura eram os que trabalhavam no campo (pobres, plebeus) e os que tinham pele clara eram ricos que não precisavam se expor ao sol. Até hoje esse esteriótipo ainda existe na cultura coreana, se um coreano(a) tiver pele escura, as pessoas vão logo achar que é alguém que mora em fazendas (lê-se caipira). As celebridades coreanas são extremamente cobradas a serem 'perfeitos', principalmente os Idols. E isso inclui o ideal que eles têm de pele perfeita: branca como porcelana e 'limpa' (sem espinhas, marcas, manchas, etc), aqueles que não se encaixam nesse padrão são 'criticados' e taxados de 'desleixados' por não cuidar de sua aparência.

É obvio que uma questão cultural tão enraizada não pode mudar do dia para noite, mas existem ótimas razões do porque o whitewashing deveria acabar, não apenas no K-Pop, mas na sociedade coreana em geral, confira abaixo.


"Decepção" para os fãs
A maioria dos fãs que não têm a oportunidade de ver seus ídolos na vida real têm a impressão errada deles. Já é ruim o suficiente que os Idols sejam tão 'clareados' em fotos oficiais, o problema é quando os próprios fãs fazem, usando a justificativa que deixa os Idols mais 'bonitos'. O problema é que como você pode se considerar fã, amar o artista, admira-lo e não aceitar as características desta pessoa? Não é um pouco controverso? Você só ama seu ídolo porque ele é o padrão de beleza da sociedade e nada mais? Será que você realmente é fã? Será que não está sendo maldoso com seu ídolo? Nem por um segundo você pode pensar que seus comentários não podem afeta-lo, porque afinal de contas, se você é um artista e seus supostos fãs não te aceitam da forma que é, então quem irá aceita-lo? Por isso que a maioria dos Idols de pele escura editam as próprias fotos, eles sabem que as 'fãs' não aceitam a pele deles. Se você é fã, sabe que seu ídolo tem pele escura e então entra em site e todas as fotos forem editadas para deixa-lo mais clara, não é decepcionante? Decepcionante saber que a maioria dos fãs não aceitam seus ídolos da forma que eles são?

A maioria dos fansite coreanos carregam as fotos de luz para mudar a cor de pele real dos Idols e os fãs internacionais atualmente têm re-editado as fotos para branqueá-las ainda mais (essas "edits" de face ou tumblr). Felizmente alguns fãs tentam recolorir as fotos para chegarem próximo ao original! Dê uma olhada na diferença:



Veja alguns blogs feitos especialmente para 'recolorir' as fotos com whitewashing: recolouring-idols.tumblr.comrecoloring-exo.tumblr.com, melaninjungkook.tumblr.com.

Alguns fãs negam acusações de clarear as fotos propositalmente, dizendo que a foto é clara por causa das luzes do palco, reflexo da maquiagem e etc. Mas, sério mesmo que vocês acreditam que as luzes do palco fazem isso tudo aqui? Acho que não, viu.

Exagerou um pouquinho, né? ||ironia||


Questiona o que é real


Alguns fãs ficam chocados quando os Idols membros de grupos chamam outro membro de "dark (er)" (escuro), nas fotos oficiais são sempre editadas para todos parecerem ter pele clara, o que faz com que os Idols parecem um pouco racistas sempre que mencionam a cor da pele dos colegas. Este tem sido um problema para alguns grupos, como Kai do EXO, alguns dos membros do EXO constantemente fazem menção ao fato dele ser mais escuro. Kai é bem mais escuro do que a maioria dos Idols do K-Pop, mas muitos fãs não percebem o quão escuro ele realmente é, já que os fãs insistem em editar as fotos dele, e até mesmo os GIFS têm sido clareados.

Gif original vs gif editado:
 

Se você ver esse gif acima sem conhecer muito o Kai vai se perguntar porque os membros dizem constantemente que ele é o mais escuro. Os membros do EXO falham em frequentemente tirar saro da cor de pele dele, mas os fãs não são diferentes quando fazem whitewashing em fotos e gifs.

 

Fã: "JongIn é realmente escuro?"
Suho: "Por que você pergunta isso e faz ele se sentir mal"

Veja mais um exemplo abaixo, Dara, no mesmo evento - fotógrafos diferentes, uma é captura de tela do vídeo original e outra uma editada por um site de fãs.



"Nossa nuna HyeJung é muito..
Ela parece uma pessoa negra (apenas nuna escura)"


Pressiona os fãs
CL, original vs re-editado por fãs.


Padrão de beleza coreano já é demais e devido à falsa suposição de "perfeição" dos Idols, muitos fãs acabam achando que não são bonitos, sentem que precisam seguir o mesmo padrão. O tempo todo há notícias de pessoas fazendo cirurgias para parecerem com Idols.

• Garota que sofria bullying por sua aparência se transforma na Jessica (exSNSD). Link da notícia.
• Chinesas realizam cirurgias plásticas na Coreia do Sul, ficam irreconhecíveis, e são barradas no aeroporto chinês. Link da notícia.
• Cirurgias plásticas coreanas estão tão perfeitas que médicos precisam emitir certificado de que a pessoa é ela mesma para mostrar a polícia no aeroporto. Link da notícia.

As pessoas já sentem pressão pelo padrão de beleza e ver a forma com que os Idols são tratados, mesmo sendo famosos e fazendo cirurgias plástica ainda não é o suficiente para agradar os próprios fãs. Isso faz com que muitos fãs sintam pressão para se parecer com os Idols. Confira o que este fã disse no tumblr:

 Tradução: Cada vez que eu vejo uma foto de Idols do K-Pop editada eu me sinto uma merda sobre o meu tom de pele e as vezes eu esqueço que elas são editados como se tivesse que me lembrar que o tom de pele deles na realidade é como o meu na vida real e se eu sou um homem crescido se sentindo esta maneira, não posso imaginar as pessoas jovens e impressionáveis neste site que também vêm essas fotos e como eles se sentem. Para os que não leem texto longos: parem de clarear os Idols. 




Consegue adivinhar de que grupo pertence essas mãoszinhas?.. Se você viu apenas as fotos editadas pela empresas e fãs, nunca saberia que o membros do Seventeen têm tons de pele tão variados, não é? 


Olha o whitewashing zuado. 
Clarearam a pele dele mas esqueceram que clarear a imagem da câmera XD.


Pressões sobre ídolos
Ao editar fotos, ou fazer fan art mudando o rosto dos Idols, etc, os fãs estão criando um personagem de fantasia para si. Sua edição não é o que o ídolo parece, mas o que eles querem que pareçam. Isso mostra que eles não estão felizes com a aparência dos ídolos. Isto não é ser um fã.



Veja algumas 'Fan Arts' que alteraram a aparência dos Idols:














Fotos de Idols que foram totalmente alteradas (proporções, formato do rosto, etc):







Se você acha que isso não afeta os Idols, está muito enganado. Muitos Idols têm 'complexo' com sua cor de pele. Muitos usam cremes para clarear a pele, aliás, na Coreia do Sul existe um grande mercado de produtos cosméticos para alcançar a sonhada 'pele de porcelana' que é o ápice do padrão de beleza coreano.


Mais exemplos de whitewashing.

Existem sim coreanos de pele bem clara e são a maioria. MAS não são TÃO claros como nas fotos, já que elas estão sempre carregadas de edição. Existem muitos Idols famosos por terem 'pele de porcelana', mas mesmo eles não têm a pele tão clara como mostram as fotos pois a edição usada nelas não apenas clareiam as fotos, mas RETIRAM a cor da pele. Vocês podem reparar nos exemplos acima, muitos já tinham a pele clara, mas as fotos pós-edição parecem retirar completamente a cor da pele deles (os tons de pêssego e caramelo). Esse é o principal problema, essas edições criam um padrão surreal impossível de alcançar.

Solbin do grupo LABOUM falou em uma entrevista que tem complexo sobre seu tom de pele. "Eu não gosto da minha pele bronzeada. Eu seria mais confiante se fosse mais pálida", e sua colega de grupo Soyeon respondeu: "Mas sua pele bronzeada faz você parece bonita". Um fã pegou esse vídeo, fez gifs exatamente dessa parte citada acima, e teve a brilhante ideia de tacar filtro branco em cima.. Porra, a mina tá falando que se sente mal pela forma que é julgada pela cor de pele e um fã vai e enche de whitewashing, caralho, ajudou muito, parabéns. Só que não, estou sendo irônica, caso não tenha reparado.

 

Se ficou curiosa(a) para saber como é o tom de pele dela natural, veja abaixo um captura de tela da entrevista SEM WHITEWASHING:


Seolhyun do AOA também é constantemente 'criticada' por causa do seu tom de pele. Seolhyun é um dos ídolos femininos mais populares na Coréia por causa de sua beleza pura. No entanto, alguns internautas afirmam que a pele escura de Seolhyun atrapalha sua beleza. Existem diversas postagens cheias de fotos dela sem maquiagem onde os 'netizens' afirmam que ela é a mais feia do grupo, apesar da maioria delas serem bem diferentes sem maquiagem, ainda sim, o maior alvo sempre é a Seolhyun.

A cor de pele dela se tornou 'tópico de debate' entre os 'fãs' que afirmaram que isso 'atrapalhava' a beleza dela. A questão surgiu com algumas fotos de Seolhyun que deixam enfatizada sua pele escura (fotos não-editadas pela empresa dela). Nas fotos, Seolhyun é vista com uma linha de fundação irregular, seu rosto é pálido, enquanto seu pescoço é muito mais escuro. Além disso, a cor da pele de Seolhyun contrastava muito de um cartaz que estava pendurado atrás dela em um evento.

 

Você deve estar pensando "Ah, mas ela é linda, nem deve deve dar atenção para esses comentários'. Está muito enganado, ela se importa sim, e já disse que tem complexo por causa da pele escura. A postagem sobre sua pele se tornou tão popular (visualizada) a ponto da própria comentar o assunto no programa 'Happy Together 3' da KBS 2TV em maio de 2016, ela falou sobre a humilhação da catástrofe de dois tons em uma cerimônia de premiação quando seu rosto era de uma cor diferente do resto de seu corpo.


Ela admitiu: "Meu complexo é a minha pele escura. Enquanto tentava esconder isso, acabou sendo assim. Mesmo antes de ir para 'Leis da Selva', eu realmente me preocupei muito com isso. Houve um tempo em que revelei minha pele escura [foto sem edição] e não foi bom, e enquanto esse [incidente] estava indo embora, eu tive que revelar minha pele escura mais uma vez, então.." revelando seus pensamentos em ter que revelar seu rosto nu (sem maquiagem). Você deve pensar, os fãs devem defende-la nos comentários, não?.. Hum.. Haviam muitos comentários como "Finalmente percebeu que é a mais feia", "Clareie a pele então" e coisas do tipo. Veja bem, os comentários na internet podem sim afetar a autoestima dos Idols.

*OBS.: "Leis da Selva é um programa coreano onde celebridades (geralmente Idols) viajam para lugares menos habitados, naturais (florestas, litorais, coisa do tipo) para sobreviver por conta própria e experimentar a vida com tribos locais. E como a maioria dos Idols evitam tomar sol para ficar com a pele clara, quando participam desse programa consequentemente ficam bronzeados, acabam sendo alvo de comentário maldosos (dizem que isso 'arruína' a beleza deles).

Outro caso foram membros do SISTAR, que voltaram do Hawaii depois de gravar o MV de Loving U e suas peles  bronzeadas se tornaram uma "controvérsia" na mídia coreana, os internautas diziam que elas eram feias e sujas, em especial a Hyorin (que já tem a pele mais escura). Quando as fotos teaser de Loving U foram publicadas, um internauta comentou "Hyorin parece africana, comparada a branca Dasom", o comentário teve tantas avaliações positivas (tipo 'likes' do face), que provocou a controvérsia sobre as cores de pele das membros do grupo durante a época em que o single foi lançado.




A postagem publicada no Daum Cafe (fórum coreano) teve bastante repercussão, usava fotos sem edição para mostrar a diferença entre a cor de pele das membros do SISTAR. Confira os comentários com mais avaliações:

Passonista (gjdbrk *****):
- Assisti ao desempenho de Sistar no Konkuk University Festival, e Dasom se destacou da multidão. Ela é a mais bonita. Hyorin parecia feia em pessoa, pelo menos em comparação com Dasom.

WjsqjsRkqhk (mab **):
Quando elas vão desistir daqueles figurinos imã de pervertidos?

노란연필 (mimos****) :
Para ser honesto, pessoas de pele escura parecem pouco higiênicas e cheirosas.

안뇽 (this ***):
Eu posso ver um monte de casos de problemas mentais / trolls entre os comentaristas. ㅋㅋㅋ Sistar parecem ser boas garotas.

꽃잎 (dud_***) :
Hyorin é uma mulher atraente. Ela também é uma talentosa cantora ..

바카 선조 아 (belld ****):
Ei, 노란 연필 (o terceiro comentário)! O que?! As pessoas de pele escura parecem fedorentas? -_- Você poderia ser baleado se disser coisas desse tipo no exterior. Você parece tão louco como os brancos racistas que dizem que os asiáticos parecem sujos.

편하게 살자 -_- (toso ***):
Hyorin é tão atraente. Ela é a mais bonita!

8D (akai ***):
As pessoas de pele escura não são malcheirosas; Imaginar uma tal porcaria faz de VOCÊ uma pessoa mal cheirosa. Você não pode se cheirar?

Kaylee (pyb **):
Hyorin parece o melhor nessas fotos. Eu não entendo porque algumas pessoas dizem que a pele pálida é mais bonita do que a pele escura. Quando há um concurso de beleza internacional, 'Miss Coréia' é a única menina pálida se parecia com apenas uma banheira. Você paga para ir ao salão de bronzeamento nos dias de hoje, então por que um elogio para a pele pálida?

페리 토트 a (7ghld ****):
Eu sei que Hyorin é de pele escura, mas alguns de vocês estão indo longe demais. Sua pele é parte de seu encanto. Eu posso ver que há uma diferença entre a pele de Dasom e de Hyorin, contudo o título deste artigo parece insultuoso.

플라토닉 (ckckc ****):
Parece haver muitos racistas na Coréia. As pessoas de pele escura parecem fedorentas? ㅋㅋㅋ Este é o século 21, você sabe. Vocês ficam fodidamente furiosos quando os asiáticos são discriminados, mas você não tem vergonha de desacreditar outras raças? Tsk tsk .. E Daum também está fora de sua mente, deixando o comentário de lixo no topo.

Decidi não colocar muito comentários maldosos e mais dos de fãs defendendo, para vocês saberem que também têm vários que pensam diferente. Veja a postagem traduzida para inglês aqui.

Além do caso do Kai do EXO, outro Idol do K-Pop constantemente 'zuado' por causa da pele escura é o N, membro do VIXX. Se acompanhar as entrevistas do VIXX, verá com frequência frases como "É difícil vê-lo no escuro". Os próprios membros do grupo vivem fazendo comentários sobre a pele dele, como o Ken, disse que achava que o N fosse jamaicano, além de também ter dito que o N se 'mistura' com o sofá preto da sala de prática do grupo. O membro Hyuk também disse que o Big Byung (sub-grupo que o N participou) não poderiam usar fundo preto porque não poderiam ver o N. Quando fizeram uma entrevista onde N devia responder sim e não, Ravi insistiu em fazer apenas perguntas sobre quão escuro N é. Hongbin "brincou" que N não vestia nenhuma roupa escura porque é tão escuro quanto seu traje preto. Leo disse que N era "escuro demais" (too dark). Se quiser saber mais casos de colorismo entre os membros do VIXX, veja essa postagem.

N não gosta de foquem no rosto dele porque é 'tímido' por causa de ter pele escura.



(Esse gif mesmo foi clareado também)


Ravi: Você devia querer ser mais claro
N: Não, eu gosto de ser escuro.

Será que a atitude dos fãs não está afetando a autoestima dos Idols? Será que a forma com que os próprios membros dos grupos os tratam também não os afeta nem um pouco?

Reação do Kai ao receber de 'presente' uma foto dele com whitewashing (editada para ficar branco)

Existem outros casos de colorismo no K-Pop, para quem não sabe, colorismo é quando uma pessoa de pele escura é sub-julgada dentro da própria raça/etnia, como na comunidade negra onde os mais claros têm melhores oportunidade e são considerados mais atraentes. Também na cultura indiana, onde as castas mais baixas são formadas por pessoas de pele mais escura, por tanto os indianos de pele escura são sempre mal tratados pelos demais, e como podem já ter notado até aqui, também existe colorismo entre os coreanos, que inferiorizam outros coreanos(as) de pele escura. Isso acontece com frequência no K-Pop, alguns dos Idols que são constantes alvos de colorismo são: N (VIXX), Kai (EXO), Yuri (Girl's Generation), Daesung (BIG BANG), Hyolyn (SISTAR), Seolhyun (AOA), Yubin (Wonder Girls), Tao (na época em que era do EXO), Jonghyun (SHINee), Dongwoo (INFINITE), Daehyun (B.A.P), Kwanghee (ZE:A) e... Acredite se quiser, Lee Hyori, também já foi duramente criticada por ser bronzeada (hoje em dia só não falam mais porque ela é muito famosa, se não..).

 

"Escuro, certo?"
"WOW, parece muito ruim com amarelo"


N: Minha pele é escura então absorve a luz do sul. Eu sou o rei da melanina.
A gente te ama Hakyeon ❤

Por causa da pressão dos fãs, a maioria dos Idols usam maquiagem muito clara para mudar a cor de pele deles, mesmo quando não são tão escuros. Veja alguns exemplos abaixo:

 


 

 



Atenção indesejada
Isso pode não parecer tão importante como os motivos acima, mas pode causar atenções indesejadas aos ídolos mais bronzeados que não têm fotos editadas por fãs. Nem todos os grupos têm fãs que editam suas fotos. Assim, quando comparados com aqueles que são editados parecem mais escuro ocasionando serem visto como "pouco atraente" para certos padrões de beleza.


Comentário dos Netizens (internautas):
Frango frito, frango picante, frango ao molho de soja, rabanete em conserva velho.

Por exemplo: Esta é uma foto do SISTAR que não foi editada para clarear a pele delas e todos os comentários estão se concentrando na cor da pele. Se não houvessem tantas fotos editadas, comentários como ruins poderiam ser reduzidos, pois lentamente a pele escura se tornaria uma beleza comum ou pelo menos, os fãs se 'acostumariam' a cor natural dos Idols. A mídia desempenha uma grande influência sobre os padrões de beleza que a maioria dos fãs precisam saber é maquiagem, juntamente com muita edição é o que está criando esse padrão de beleza inalcançável ou seja, você não pode se sentir mal por uma coisa que não é real .

Outro recente alvo de críticas foi o ator Park Bo Gum. No começo de 2016, ele participou do programa "Youth over Flowers", no qual fez uma viagem durante 10 dias para a África, passando por Namíbia e Zimbabwe, e retornou para Coreia em fevereiro de 2016. Obviamente, ele pegou bastante sol e voltou bronzeado, como podem imaginar, as fotos dele se tornaram uma 'controvérsia'. Os 'fãs' fizeram várias postagens comparando o antes e depois para afirmar que a pele escura arruinou a beleza dele, obviamente, elas usaram fotos dele MAQUIADO e com photoshop (whitewashing feito por fãs) para comparar com a foto dele recém chegado de uma longa viagem, horas exaustivas de voo, e claro, todas tiradas em posições ruins e com flash fortíssimo, que evidencia ainda mais machas de pele e olheiras. Sacanagem.


Nem é preciso pesquisar muito para perceber que a pele dele é um pouco bronzeada, é só reparar na diferença de cor obvia entre o rosto e o pescoço dele. É notável que ele usa maquiagem para clarear a pele, também é obvio que as fotos oficiais são lotadas de photoshop, ou editadas pelos próprios fãs.. Na verdade, se fizermos uma comparação tão maldosa como fizeram na postagem citada acima, dá para perceber que não foi o bronzeado que 'arruinou' a beleza dele, mas sim os ângulos da foto.


Também, dá um desconto, ninguém é perfeito. O cara tem espinhas, barba, marcas de expressão, olheiras, como qualquer pessoa normal. É muita falta de carácter fazer postagens como aquela, injusta, usando fotos de péssimos ângulos comparadas com fotos cheias de photoshop.

Park Bo Gum não precisa de clarear a pele, ele já é lindo, 1:82cm de puro caramelo.. Não coloca defeito onde não tem.


A maioria das fotos oficiais têm whitewashing, então quando os fãs assistem os shows ou veem fotos sem edição, acabam percebendo a enorme diferença no tom de pele, isso chama atenção. No caso na Coreia, onde o padrão é estritamente exclusivo, pode ser um problema, ser alvo de ataques racistas, comentário maldosos e etc.Toda essa confusão não poderia ser simplesmente evitada se as empresas e os fãs parassem de editar as fotos?

Para terminar, um fã K-Pop criou uma bela maneira de apreciar a verdadeira beleza dos Idols K-Pop, confira:


Tradução: Você vê o que está acontecendo abaixo da diagonal? Tenho visto muitas fotos, fantakens e mais mancas da verdadeira aparência do Jackson, este photoshoot para GQ nos permitiu ver a pele não-assim-lisa de Jackson, suas olheiras e a sombra onde sua barba deve ser, independentemente, Jackson parece tão bonito como sempre. Sim, ele tem defeitos, mas sua pele não deveria ser considerada um deles. Veja a foto original aqui.


Tradução: "Quer ir clarear sua pele mais tarde?" "Você é realmente preto!". Insultos como estes serão jogados no Kai por sua pele, mas por quê? Por que se concentrar na melanina da pele dele quando podemos discutir como ele é incrível na dança? A era de clarear o JongIn precisa parar, ele é mais do que sua pele, e ele ama sua pele, por que não podemos fazer o mesmo?


Tradução: Apesar de constantes provocações sobre a sua pele, Kim Hyolyn é uma cantora e intérprete surpreendente para o SISTAR, seus vocais fortes e natureza amável tornaram-la muito simpática e admirável, sim, seu tom de pele não é como os padrões de beleza querem que seja, mas quem realmente os escuta de qualquer maneira? Sua deusa beijada pelo sol chegou. Veja a foto original aqui.


Tradução:  Kim Taehyung, o adorável membro 4D do BTS, é muito mais do que sua aparência, ações bobas, e tom de pele. Ele trabalha duro, se importa profundamente com os fãs e tem muitos talentos. Aqui, temos uma imagem de Taehyung de rosto limpo em toda a sua glória, ele não é menos bonito com ou sem maquiagem, e sua beleza brilha através tudo.


Tradução: Kim Mingyu, aspirante visual do novo grupo de garotos da Pledis, SEVENTEEN, é conhecido por seu carisma, talento e charme. Ao invés de tom de seda sendo visto como uma brincadeira bruta compartilhada entre os membros. É elogiado e felicitado infinitamente. Vai em frente SEVENTEEN. Veja a foto original aqui.


Tradução: Lee Michelle é uma cantora absolutamente brilhante e incrível, que mergulha em conceitos de aceitação e encontrar um lugar para pertencer, ela é metade coreana e meio negra, e devido à sua etnia mista, sentiu-se excluída pelo seu país e industria. Por favor, dê apoio e amor a Lee Michelle. Sua etnia não deve impedir sua carreira ou talento. Veja a foto original aqui.


Tradução: Cha Hakyeon, membro da VIXX, é extremamente talentoso também é um artista incrível. Eu realmente acredito que o sol o beijou muitas vezes para obter sua pele na sombra que é agora. Eu, entre muitos, estou cansado de ver sua pele clareada e feita de piada. Hakyeon é bronzeado e bonito, não importa o que os padrões de beleza dizem. Veja a foto original aqui.

Originalmente iniciado por Kameelah Janan Rasheed, "Flexinonando minha aparência" foi usado para elevar os espíritos de jovens negros e mulheres para aceitar sua cor de pele, e suas palavras simples serviram de inspiração para mim para criar um para ídolos kpop. Muitos ídolos kpop, mais do que os listados acima são provocados e ridicularizados por sua cor da pele e aparência. Eles são esperados para manter os padrões de beleza elevados da Coréia para ter pele pálida e suave. O conceito deste gráfico é mostrar que os ídolos são tão humanos quanto nós, e eles não merecem ser mantidos presos aos padrões de beleza. Espero que um dia, ídolos de muitas cores sejam capazes de aceitar a sua aparência, e espero que nós possamos também. © insomnia.



Minha opinião
Quando se trata de whitewashing parece que os "Kpoppers" ocidentais ficam cegos. Continuam a usar a clássica justificativa de 'iluminação' para negar que as fãs clareiam a pele dos Idols. Mas tá, vamos raciocinar, primeiro: Iluminação muda totalmente o tom de pele de alguém? Segundo: As fotos que usei de comparação (com tom de pele escuro) parecem escuras ou mal iluminadas? [..] Parece algo tão obvio que muitos simplesmente se recusam a ver.

Muitos fãs teimam em defender o whitewhasing dizendo que os próprios Idols odeiam os próprios tons de pele deles e gostam quando têm a pele clareada por fãs. Mas isso não é 100% verdade, já que muitos Idols já disseram que gostam de seu tom de pele e não tem interesse em mudar (N do VIXX por exemplo, como já citamos acima).

A maioria não têm dificuldade de entender o padrão de magreza, de olhos grandes, o machismo, comportamento social, mas quando se trata do padrão de pele, é como 'tocar na ferida'. Tudo indica que está atitude reflete a própria dificuldade dos ocidentais, principalmente os brancos, de reconhecer que existe 'colorismo' e racismo estético. E principalmente, de reconhecer que muitos dos seus Idols favoritos são preconceituosos com outros Idols mais escuros, e muitas vezes os próprios Idols mais bronzeados se diminuem ou a outros de pele escura. E também deixa obvio que o colorismo e racismo estético existe em todos os lugares, e muito ocidentais brancos rejeitam essa ideia pois isso significava assumir que muitos deles são racistas ou estão reproduzindo o racismo estético além de obviamente confirmar que existe 'privilégio branco' em todos os lugares do mundo. E se tem uma coisa que as pessoas não gostam, é assumir que estão erradas.

O questionamento é: do que adianta fingir que não existe whitewashing? Tá aí, na sua cara. Não importa de qual grupo você seja fã, com certeza já deve ter reparado na nítida diferença entre as fotos tiradas pelas fãs coreanas e pelas ocidentais, ou a diferença entre o rosto e o pescoço dos Idols, não dá para ignorar. Não adianta negar, isso é um aspecto ruim no K-Pop, assim como também na mídia ocidental. Você não precisa aprovar ou gostam disso, apenas reconhecer que existe e que afeta sim a auto-estima de muitos Idols. Tenha um pouquinho de empatia.. E se fosse você no lugar deles? O que acharia de ver seus supostos fãs modificando uma de suas características naturais para se encaixar no que eles acreditam ser belo? Você sentiria orgulho de sua aparência ou vergonha?


Acabou! Gostaram da postagem? Comentem
Sei que esta postagem não vai mudar o mundo, mas se conseguir mudar o ponto de vista de pelo menos uma pessoa já ficarei satisfeita. 

Fiquem com a Insooni sendo diva~~


Créditos: kbeat, omonatheydidnt, recolouring-idols, recoloring-exorecoloring-exo, allkpop, allkpop.

Postagem original por kbeat, traduzido e adaptado por Hallyu Town.
Tags:

0 comentários:

Postar um comentário

 
sample64

Seja nosso Afiliado

Clique aqui para se afiliar

sample41

Secret Brasil

Visite a fanbase brasileira do Secret.

sample42

N:sonic Brazil

Visite a fanbase brasileira do N:sonic.

sample41

Sensaciona -lismo do Kpop

Página de notícias/zuera do K-Pop .

sample43

A.KOR - 에이코어 Brazil

Visite a fanbase brasileira do A.KOR.

sample42

Joy Brasil

Visite a fanbase brasileira da Joy (Red Velvet).

sample43

Kim YerimBrazil

Visite a fanbase brasileira da Yeri (Red Velvet).

sample42

Kang SeulgiBrasil

Visite a fanbase brasileira da Seulgi (Red Velvet).

sample43

Kpop Tumblr

Página voltada para todo tipo de conteúdo de K-Pop.

sample42

Rua das Begônias

Curiosidades da cultura pop japonesa e coreana.

sample43

E-Girls Brasil

Fansite brasileiro do grupo E-Girls.

sample64

Seja nosso Afiliado

Clique aqui para se afiliar.

Copyright © Hallyu Town | Designed by Templateism.com